Embora a produção de conteúdo para a internet seja algo que vem sendo feito constantemente no Brasil há pelo menos 20 anos, ainda pairam dúvidas sobre que tipo de material deve ser desenvolvido pelas empresas especializadas. Artigos? Dicas? Que tipo de linguagem? Estas são apenas alguns dos questionamentos de corporações, redatores e clientes. Para enumerar possibilidades e ajudar a elucidar algumas questões enevoadas, criamos um guia onde é possível saber, inclusive, se devem ser usadas palavras como… “elucidar” e “enevoadas”.

CRIATIVIDADE (Use com alguma moderação, mas use)

Não deixa de ser um clichê, mas nunca é demais que seja lembrado. Se o seu serviço ou produto não for “vendido” de uma forma criativa, a não ser que você detenha o monopólio absoluto do mercado, sua empresa está condenada ao fracasso. Esta máxima vale também para o ambiente de web. Então, sem exageros, usando uma linguagem adequada ao ramo de atuação (quem sabe até “enevoada” e “elucidar” podem ser palavras propícias), contrate profissionais criativos e os deixe livre para trabalhar seus textos. Um conteúdo pode ser escrito das mais diversas maneiras, mas, acredite: um bom texto ainda sobressai sobre os demais e faz a diferença.

POSTAGEM EM BLOGS

Para oferecer esse tipo de conteúdo, o primeiro passo é informar ao cliente que trata-se de uma linguagem absolutamente direta e que a repercussão (pro bem ou pro mal) é brutal e imediata. A linguagem se pretende uma conversa com o internauta e, por isso, a interação com os mesmos é um dos sinais de sucesso. E uma forma de medir se o objetivo está sendo ou não alcançado é analisar a quantidade de compartilhamentos, comentários e repercussões positivas por toda a grande rede.

ARTIGOS DE ESPECIALISTAS

Para que o site da sua empresa tenha ainda mais valor agregado em relação ao tipo de produto ou serviço que ela oferece, contar com artigos (no mínimo semanais) de gente especializada no ramo é muito importante. Conteúdo relevante e com autoridade é, sem sombra de dúvida, o mais valioso na web. Não só atrai leitores, mas os fideliza.

MONTE O SEU CARDÁPIO

Citamos acima três das mais diversas formas de produção de conteúdo para empresas. Tão importante quanto ter know-how para produzir estas e demais formas de conteúdo, é saber informar de maneira correta e atrativa o que sua empresa pode fazer, e, principalmente, o que faz de melhor. Atente-se para o fato de que aceitar todo tipo de conteúdo pode tornar o trabalho superficial e diminuir sua qualidade.

Ainda precisa saber mais sobre qual conteúdo é o ideal para o site da sua empresa? Precisa de gente qualificada para executar esse serviço?
Fale já com a Marketing4Web e transforme esse problema em solução!