Com a internet ultrapassando os 20 anos de uso no Brasil, embora historicamente este seja um período irrisório, não chega também a ser uma novidade as infinitas formas de usá-la. As opções vão do lazer ao trabalho e, em ambos os casos citados nem o céu parece ser o limite. Em se tratando da segunda opção citada, uma das estratégias usadas para crescimento profissional pessoal ou empresarial é a produção de conteúdo.

Embora muitos profissionais liberais e empresas ainda sejam reticentes quanto à eficácia desta prática, bastam alguns cliques em sites de busca que fica mais do que comprovado o quanto este método é eficiente. Há, porém, um detalhe. Não basta produzir conteúdo. É preciso saber como fazer. Estas são algumas das providências e cuidados a serem tomados antes de se lançar na rede mundial de computadores.

 

POR QUE E PARA QUEM VOCÊ ESTÁ DISPONIBILIZANDO O SEU CONTEÚDO

Esta é a pergunta de um milhão de dólares desde que um milhão de dólares era, de fato, um milhão de dólares. Investimento em pessoal e estrutura de nada, nada MESMO adiantam se você não souber quais são seus objetivos e qual é o seu público-alvo. O sucesso é uma boa possibilidade quando estas duas perguntas obtêm respostas objetivas. Mas, não se engane: caso o contrário, o fracasso é certo!

 

PENSE EM CONJUNTO

Uma prática quase tão antiga quanto a existência do marketing tradicional, o conhecido “brainstorm” é, também no ramo do conteúdo digital, uma providência das melhores. Ainda mais por se tratar de uma atividade relativamente recente, quanto mais pessoas com alguma especialização –  em alguns casos até leigos – estiverem dispostos a pesquisar e pensar no que deve ser produzido e de que forma, maiores são as possibilidades de o sucesso desejado ser alcançado. Desinibição para colocar as ideias na mesa e humildade para ouvir nunca falham.

 

REGULARIDADE

Esta é uma das principais formas de atrair e, principalmente fidelizar o seu público e possíveis anunciantes. Se o seu objetivo é vender produtos, a sua imagem ou a da sua empresa ou atrair anunciantes por meio de textos, vídeos, etc. uma palavra batida mas que jamais cairá em desuso é DISCIPLINA.

A quantidade e variedade de conteúdo disponível da internet é incalculável. Então, porque voltamos com alguma frequência aos mesmos sites, blogs ou páginas de redes sociais? A resposta é: sabemos que encontraremos nesses locais, com uma frequência satisfatória, aquilo que esperamos. Logo, ao criar seu conteúdo, lembre-se disso. Atualize sempre, promova-o sempre, senão o esquecimento é inevitável.

Como podemos ver em poucas palavras, não existe estratégia de conteúdo que obtenha sucesso sem que haja planejamento, qualidade e disciplina. Tudo isso e muito mais você vai encontrar na Marketing4Web. Venha nos conhecer, apresente suas ideias que, juntos, desenvolveremos as soluções ideais para que você e sua empresa alcancem o resultado desejado.