Não é mais nenhuma novidade que a tecnologia invadiu o marketing. Esse fato transformou profundamente a demanda da atividade mercadológica, exigindo dos gestores de marca e de produtos conhecimentos que eles antes não tinham. E não tinham porque não precisavam.
Agora precisam.
As 5 Leis Básicas para enfrentar essa nova realidade, diante da nova tecnologia que for, são as seguintes:
#1 – Jamais resista!
A chegada das novas tecnologias é inevitável. E muitas outras virão. Serão ondas e ondas ininterruptas e frequentes. Então, sua postura de resistir a mudança e as novidades só vai atrapalhar seu trabalho, seu desenvolvimento profissional e a performance de sua marca e de sua companhia como um todo. Jamais resista! Mantenha sua mente sempre aberta para o novo, porque ele seguirá vindo, de agora em diante, para sempre.
#2 – Entenda!
Para tomar a decisão certa sobre quais tecnologias adotar e quais não adotar, você precisa entende-las. Mas veja, não se trata de transfomar-se num profissional de TI, trata-se de entender minimamente o que a nova tecnologia traz, quais suas características básicas e em que ela impacta seu marketing, comparativamente a outras. Você precisa saber isso. O que nos leva a Lei seguinte …
#3 – Cerque-se de talentos!
Você não vai saber tudo de uma vez, nem vai conhecer todas as tecnologias novas. Certamente, nunca em profundidade. Então, seja esperto: peça ajuda. Construa times ao seu redor altamente qualificados e de confiança. Eles serão seu apoio na tomada de decisão. Há duas outras alternativas complementares a essa decisão central: contrate uma consultoria especializada e/ou peça ajuda do seu time de TI. Há sempre uma luta interna entre TI e Marketing, mas cada vez mais um vai precisar do outro.
#4 – Não seja lerdo!
Mesmo diante de tantos novos desafios, o mundo lá fora não está muito preocupado nem com você, nem com seu desconhecimento, nem com suas dificuldades e dúvidas. Nem seus consumidores, nem sua concorrência. Aliás, nem seu chefe, nem seus investidores. Portanto, siga rigorosamente as três Leis acima e tome rápido todas as decisões de implementação. É preferível muitas vezes errar a ficar paralisado.
#5 – Conquiste a cumplicidade do seu CEO!
Mudanças tecnológicas são sempre melhor sucedidas em companhias que têm no comando geral um CEO que seja cúmplice das novas necessidades de transformação que o mundo vive hoje. E ser cúmplice quer dizer dar apoio para que seus diretores assumam alguns riscos, mas busquem as melhores soluções e as busquem rápido. Se você não tiver apoio do seu CEO nada será impossível, mas vai ficar mais difícil. Então, conquiste dele o suporte para que tomar as decisões que precisar, mesmo que elas falhem aqui e ali. Falha pode ser sinônimo de aprendizado. E aprendizado, no mundo das novas tecnologias, quase sempre é sinônimo de sucesso a frente.