No último dia 25, o WhatsApp surpreendeu os brasileiros ao lançar seu novo aplicativo WhatsApp Business.
Esperado desde setembro de 2017, o app facilitará a comunicação entre empresas e clientes e auxiliará no crescimento dos negócios. No Brasil, a rede de bancos Itaú foi uma das convidadas a testar as primeiras ferramentas quando o WhatsApp anunciou o projeto piloto em setembro.
Inicialmente, o WhatsApp Business foi criado com foco em estabelecimentos de micro a pequeno porte, porém, já se vê que, no Brasil, grandes marcas aderiram à nova tecnologia, como a Via Varejo, responsável por marcas como Casas Bahia e Ponto Frio.
WhatsApp já possui mais de 100 milhões de usuários ativos no Brasil
Não é de hoje que o WhatsApp está presente na vida dos brasileiros todos os dias. São 100 milhões de usuários ativos mensalmente no país.
Sabendo disso, a plataforma comprada pelo Facebook em 2014 lançou o WhatsApp Business para estar presente não só no âmbito pessoal dos usuários, mas também no empresarial.
No Brasil e na Índia, 80% dos pequenos negócios já utilizavam o app tradicional para falar com clientes e expandir as marcas, segundo divulgação do WhatsApp. A intenção é facilitar o que já vem sendo feito.
Quem pode baixar o WhatsApp Business?
O aplicativo gratuito está disponível para o sistema Android, e, futuramente, os smartphones com iOS também serão contemplados com uma versão específica.
Os primeiros países a testarem o WhatsApp Business após o lançamento oficial foram EUA, Indonésia, Itália, México e Reino Unido.
Como o WhatsApp Business revolucionará a comunicação entre marcas e seus clientes?
O WhatsApp Business chega ao mercado com interface ajustada, mais sóbria do que a tradicional, e com ferramentas que fornecem feedbacks diários às marcas.
Uma novidade é a criação do perfil detalhado do negócio, contemplando itens como: nome da empresa, foto, descrição breve da área que atua, endereço, site e telefone para contato. Além de disponibilizar uma ferramenta de respostas rápidas, com mensagens personalizadas para responder às perguntas frequentes e de forma mais automatizada.
O que esperar das versões futuras do WhatsApp Business?
Em entrevista à EXAME, a gerente de comunicação do WhatsApp, Anne Yeh, divulgou que, embora grandes empresas já estejam utilizando a primeira versão voltada a pequenos negócios, em breve deverá ser lançado o WhatsApp Enterprise, com foco em bancos, companhias aéreas e sites de e-commerce.
Por enquanto, o download é gratuito, porém, a companhia reportou que tem intenção de monetizar o aplicativo com pacotes opcionais extras.
A Índia, com 200 milhões de usuários ativos, deve ser a primeira a receber a versão paga do WhatsApp Business.
Para completar, com lançamento previsto para o próximo mês, uma ferramenta de pagamento online já está sendo estudada e negociada entre a plataforma e grandes bancos indianos. A proposta é viabilizar o pagamento online diretamente pelo aplicativo.